A Escola deve contribuir para o enriquecimento cultural dos seus alunos e, assim, como organismo promotor de cultura, deve criar um conjunto de acções que possibilitem a todos o acesso aos bens culturais.
Foi neste âmbito que os alunos das Turmas SE 10 e SE6 se deslocaram ao Museu do Abade de Baçal a fim de verem a exposição A República em Bragança – da Monarquia final ao início do Estado Novo. Esta exposição, através de excelentes cartazes, dá a conhecer nomes de personalidades transmontanas contemporâneas do final da monarquia bem como os principais acontecimentos que marcaram a 1.ª República, em Bragança.
Uma exposição que reflecte um trabalho de investigação e de síntese do seu comissário, e que merece ser visitada pela comunidade.
Obrigado, Camilo, pelos seus comentários.
ResponderEliminarQuando decidimos colocar na blogosfera a nossa escola, tínhamos plena consciência de que ao publicarmos mensagens estamos a dar uma maior visibilidade ao trabalho executado na escola mas, simultaneamente, ficamos nós, e a escola, mais expostos ao julgamento público, o que consideramos plenamente positivo.
Por outro lado, esta nossa atitude permite uma maior aproximação da comunidade e abrirem-se novas oportunidades de envolvimento e colaboração dos cidadãos. Parece que é o que está acontecer.
Sejam boas ou menos boas, ou até negativas, o importante é que essas críticas sirvam para reflectirmos e para que saibamos retirar delas o essencial, para melhorarmos sempre o nosso desempenho.
No entanto, concordamos com muito do que nos transmitiu, ao ponto de, mesmo antes de recebermos o seu comentário, termos cancelado a visita programada para as restantes turmas, por acharmos que este género de exposição não se adequava à fase etária dos nossos alunos.
Quanto às turmas que se deslocaram ao Museu, como foram os professores que orientaram a visita, souberam aproveitar alguns recursos existentes na exposição para consolidação de conteúdos programáticos na área de Estudo do Meio (Implantação da República).