Ana Beatriz, Ana Carolina, André Machado,Beatriz Silva, Carolina Malhão, Catarina Fernandes, David Matos, Eduardo Azevedo, João Afonso, Joel Nascimento, Marco Silva, Margarida canteiro, Inês Padrão, Mariana Sá, Martim Ribeiro, Milton Henriques, Ricardo Silva, Ruben Pereira, Sara Garcia, Vitor Gomes
terça-feira, 8 de novembro de 2011
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Marcha das Castanhas
Para cantarem melhor, deixamos a “letra” da Marcha das Castanhas.
“Marcha das Castanhas”
Quem quer as castanhas
Boas e loirinhas
Que saltitam na fogueira
Assadas, quentinhas?
Caem do ouriço
E que ao apanhar
Dá logo vontade
De as querer trincar.
Coro
Cantam-se cantigas ao som da viola,
Com danças de roda, há festa na escola.
Ó castanha assada
Que és oiro de S. Martinho
Que seria do outono
Sem o teu cheirinho?
Juntam-se os amigos
P`ra comemorar
E ouvem-se as castanhas
No lume, a estalar.
O Magusto na nossa escola está a chegar…
No dia 10 de Novembro, na nossa escola, vai viver-se um dia diferente.
Como em anos anteriores, o magusto faz parte do Plano Anual de Atividades do Agrupamento. Assim, nesse dia, temos uma grande oferta de atividades que vão permitir que a criança tenha oportunidade de brincar e vivenciar as tradições ligadas a esta época.
O 1º ciclo e o pré-escolar vão dinamizar algumas atividades, nomeadamente:
- Atelier das compotas, onde os sabores são diversificados, pois a horta pedagógica permitiu confecionar compotas variadas com os frutos colhidos (abóboras, tomates,…).
- Atelier dos cartuchos e das cestas, nos quais cada aluno poderá colocar as suas castanhas depois de assadas no maior assador do mundo.
- Atelier de Música – atacamos com a “ Marcha das castanhas”.
A música não vai faltar: no ginásio do Centro Escolar alguns professores acompanharão à guitarra os alunos a cantarem canções dedicadas a esta quadra.
- Não esquecendo que o lúdico influencia o desenvolvimento da criança, haverá muitas atividades deste tipo, orientadas pela equipa dos CLDS.
- A biblioteca do Centro Escolar dará também o seu contributo para que os alunos possam aprender brincando, pois o trabalho que irão desenvolver, “Nem tudo o que parece é…”, pretende incentivar à leitura, suscitando reflexos positivos nas aprendizagens das nossas crianças.
- Não esquecendo a veia poética dalguns alunos, faremos para esses um “Mural de Quadras” onde cada um irá registar uma quadra relacionada com a efeméride que estamos a celebrar.
Haverá muita, muita castanha assada e um almoço-convívio.
Com esta atividade do Plano Anual pretendemos um grande envolvimento e uma participação ativa dos alunos e se transforme num estímulo para as aprendizagens.
Magusto 2011
Informamos toda a comunidade educativa que o magusto foi adiado para o dia 10 de novembro, quinta feira.
Os participantes no concurso de bolos e sobremesas, em que o ingrediente principal será a castanha, deverão entregá-las só no dia 10.
Subscrever:
Comentários (Atom)


